History
Icon-add-to-playlist Icon-download Icon-drawer-up
Share this ... ×
...
By ...
Embed:
Embedded player size:
Embedded player preview:
300x300_803030
itunes pic
Icon-play-large
Música: 'Minas Train', de Toninho Horta ...... O Verdadeiro Signifi...
Time-length-icon 3m 56s
Plays-icon 449
Icon-like
Publish-date-icon March 7, 2008
Icon-add-to-playlist Add to Playlist
Icon-download-mini Download Episode

Subscribe-itunes-badge
EPISODE DESCRIPTION

Recebi este texto via e-mail. A autoria é desconhecida, no entanto, como é dedicado aos mineiros, quis postar aqui no meu blog, que é bem mineirim.

O Verdadeiro Significado da palavra TREM

Interessante que o assunto mineirês veio à tona logo no dia em que alguns transtornos foram causados pelo seu desconhecimento por parte de alguns jornalistas, que escreveram a seguinte manchete:

- "Trens batem de frente em Minas."

Os mineiros, obviamente, não deram a devida importância, já que para eles isto quer dizer apenas que duas coisas bateram. Poderia ter sido dois carros, um carro e uma moto, uma carroça e um carro de boi; ou até mesmo um choque entre uma mala de viagem e a mesa de jantar.

Movido pela curiosidade, resolvi então consultar o Aurélio. E vejam o que diz:

trem [Do fr. train.] S. m.

1. Conjunto de objetos que formam a bagagem de um viajante.

2. Comitiva, séqüito.

3. Mobiliário duma casa.

4. Conjunto de objetos apropriados para certos serviços...

5. Carruagem, sege.

6. Vestuário, traje, trajo.

7. Mar. G.Bras. Grupamento de navios auxiliares destinados aos serviços (reparos, abastecimento, etc.) de uma esquadra.

8. Bras. Comboio ferroviário; trem de ferro.

9. Bras. Bateria de cozinha.

10. Bras. MG C.O. Pop. Qualquer objeto ou coisa; coisa, negócio, treco, troço: "ensopando o arroz e abusando da pimenta, trem especial, apanhado ali mesmo, na horta." (Humberto Crispim Borges, Cacho de Tucum, p. 186).

11. Bras. MG S. Fam. Indivíduo sem préstimo, ou de mau caráter; traste.

12. Bras. MG Pop. Diz-se de pessoa ou coisa ruim, ordinária, imprestável; trenheiro: "É um sujeito muito trem" ;"São mulherzinhas muito trem."

(Bras.: é a abreviatura de Brasileirismo)

Vejam que o sentido de comboio ferroviário é apenas o 8º, e ainda é considerado um brasileirismo.

Comentei o fato com um amigo especialista em etimologia, que me esclareceu a questão: o comboio ferroviário recebeu o nome de trem justamente porque trazia, porque transportava, os trens das pessoas. Vale lembrar que nessa época o Brasil possuía uma malha ferroviária com relativa capilaridade e o transporte ferroviário era o mais importante. Assim, era natural que as pessoas fizessem essa associação.

Moral da estória:

O mineiro é, antes de tudo, um erudito.
Além de erudito, ainda é humilde e aceita que o pessoal dos outros estados tripudie da forma como usa a palavra trem.
Na verdade, acho que isso faz parte do "espírito cristão do mineiro".
Ele escuta as gozações e pensa: que sejam perdoados, pois não sabem o que dizem.

(autor desconhecido)

--> Fiz uma pesquisa rápida na net, e não encontrei o autor do texto original. Se alguém souber, favor avisar para eu poder dar os devidos créditos pra esse trem aí... Meu comentário sobre o post (baseado em vivência mineira e na busca que fiz na net):

1. A palavra vem de “terens”, que significa posses, bens.

“Juntou seus terens e partiu para a América.” (ou seja: as coisas que ele tinha, que possuía).

Como os mineiros falam depressa, terens virou “Trens”… e depois virou “trem”, claro… Pq o singular de trens é trem, né? Assim como o de pires é “pir”… como dizia uma copeira mineira que uma conhecida teve… um pir, dois pires… rs...

2. Em descrição de 'O Retirante', de 'Árias Sertânicas', o primeiro CD que Elomar gravou dedicado apenas às árias de suas óperas, em 1991:

..."Fala de um vaqueiro, pequenino fazendeiro lá na Vage dos Mêra, Lagoa dos Arirí, estado do Sertão, que empenha todos os seus parcos terens em um destes chamados bancos de desenvolvimento. Sol e seca e sol e nada do que plantou vingou. Portanto, não conseguiu pagar ao banco os juros, capital etc. ...
www.kuarup.com.br/br/cat_produto_cada.php?idioma=port&prod=49294303

3. ... "Mas, sem ter muito o que fazer saiu esse LO com uma foto que encontrei no meio de meus terens: estava solta, sem álbum e ela tem um grande siginificado" ...
www.coisasdedeus.com/?p=1596

... "Uns tantos Dvds e Cds e outros terens, ganhei tannnnnntoooo presente por lá, ... Apaixonada por Scrapbooking e outros terens de artes digitais."...
www.coisasdedeus.com/?m=200712&paged=4

4. ... "Eu me lembro do dia da mudança, eu fui com o meu pai num caminhão, com os últimos terens da gente, possivelmente no segundo ou terceiro caminhão, ..." ...
www.museudapessoa.net/MuseuVirtual/hmdepoente/depoimentoDepoente.do?action=ver&idDepoenteHome=84

5. Dicionario HostDime: terens

Dicionário: terens

Definição/Significado: s.m.pl. Bras. (NE) Móveis e demais objetos de uso caseiro; trens, trastes, tarecos.

6. No final do texto que postei acima, o autor opina:

..."O mineiro é, antes de tudo, um erudito. Além de erudito, ainda é humilde e aceita que o pessoal dos outros estados tripudie da forma como usa a palavra trem."...

Li um comentário sobre essa parte, com o qual concordo:

... / Ora veja, a forma como o mineiro usa a palavra trem só está no dicionário por ser um populismo mineiro... e não o contrário. Não é como se os mineiros utilizassem ela corretamente... e sim o contrário... os mineiros tanto insistiram em utilizá-la da forma errada que foi parar no dicionário como gíria popular mineira.

... 10. Bras. MG C.O. Pop. Qualquer objeto ou coisa; coisa, negócio, treco, troço: "ensopando o arroz e abusando da pimenta, trem especial, apanhado ali mesmo, na horta."...

E isto está tão claro na própria extração do dicionário Aurélio postada por quem escreveu o e-mail!

O Michaelis(dic.) traz, basicamente, os mesmos significados pro verbete. Mas apesar de ainda trazer o "Qualquer coisa ou objeto" como uma gíria mineira (sm pl Reg. Minas Gerais: Bagagens, coisas, objetos) ... não especifica o "Série de vagões puxada por uma locomotiva; composição ferroviária" como Brasileirismo.

O que na minha opinião faz mais sentido.. (na minha tb! -> Ma.Valéria)

Visto que o inglês também utiliza o Train (como o Alemão utiliza Trein, e o Francês, Train) no sentido de série de vagões puxados por locomotiva, e não acho que eles tenham adotado isto da língua portuguesa.

O dicionário Unabriged traduz Train como, entre outras coisas, "Railroads. a self-propelled, connected group of rolling stock." (Ferrovias: um grupo conectado de cargueiros que se movimentam por auto propulsão"). E posta como origem da palavra:

... [Origin: 1350–1400; (v.) late ME traynyn to pull or drag in the rear <>Michaelis Francês:

train / trainnm trem. aller son train seguir seu curso, continuar da mesma maneira. en train em forma, bem disposto. en train de em via de. mener grand train levar um vidão. train d'atterrissage trem de aterrissagem, trem de pouso. train de marchandises a) trem de carga. b) modo de funcionar, de evoluir (coisas). train de vie modo de vida.

Veja o mesmo significado. O que me leva a crer que por "Brasileirismo" o dicionário quer dizer que pegamos a palavra do francês e "aportuguesamos". Não criamos um novo significado para a palavra, e sim "traduzimos" uma palavra de outra língua, com base em sua sonoridade. O que torna a citação: "o comboio ferroviário recebeu o nome de trem justamente porque trazia, porque transportava, os trens das pessoas" uma provável besteira. Visto que ele tem o mesmo nome na França, nos EUA, Inglaterra e Alemanha (isto só dos que pesquisei, provavelmente o padrão se repete).

O que me assusta é a facilidade com a qual se pega uma fonte, distorce-se o que ela quis dizer sobre um determinado assunto e atravez dela se diz outra coisa, muito provavelmente uma inverdade. E como se passa isto adiante via e-mail e as pessoas dão sequencia no material sem sequer lê-lo com atenção, pois a mera leitura com atenção (e perceber que o dicionario deixa claro que a versão mineira do "trem" é uma gíria de Minas Gerais) já desmentiria a "moral da história" postada. / ...

Concordo! (Ma.Valéria)
...

ÔÔHHH TREM BOM DEMAIS DA CONTA SÔ! rs...

Viva os mineiros, viva o mineirês, viva o trem, viva Minas Gerais!!
Porque Minas é Minas, e ponto final. Terra boa, de gente bonita e inteligente, uai...

Beijos a todos os mineiros que têm orgulho de serem mineiros!!

Maria Valéria
.

COMMENTS
You must be logged in to post a comment.
x
Embed Code
After customizing your player (optional), copy and paste the embed code above. The code will change based on your selections.
Color:

Size:
300x85
440x85
620x85
Custom
Width: px
Height: 85px

Min. width: 200px


Start playing automatically?
No Yes
Help | Terms | Privacy | Partners | PRO Support
© 2015 PodOmatic, Inc.